quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Apegar-se à Barra de Ferro

 Na Liahona de Outubro de 2011 dedicada ao Livro de Mórmon, o Élder David A. Bednar falou sobre a diferença entre apegar-nos e agarrar-nos à barra de ferro.
O sonho de Leí (1Néfi 8) fala-nos de "uma árvore cujo fruto era desejável para fazer uma pessoa feliz" (1 Néfi 8: 19), que representa o amor de Deus, ou seja, esse fruto é um símbolo das bençãos da Expiação "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito" (João 3:16).
Na sua visão, Leí viu vários grupos de pessoas, três dos quais procuravam chegar à árvore e comer do seu fruto.

Primeiro Grupo: estas pessoas começaram a trilhar o caminho, mas ao encontrarem as névoas de escuridão (que são as tentações de Satanás), elas ficaram desorientadas e acabaram por perderem-se. Nos nossos dias, estas pessoas são aquelas que ignoram a palavra de Deus, ou, por outras palavras, são aquelas que não estudam nem examinam as escrituras, ou as tratam com leviandade.

Segundo Grupo: estas pessoas trilharam o caminho estreito e apertado, chegaram e comeram do fruto, mas quando as pessoas que estavam no grande e espaços edificio começaram a zombar delas, envergonharam-se e desviaram-se do caminho acabando por se perder. Quem são estas pessoas? São aquelas que se apegaram à barra de ferro, o que sugere que talvez apenas periodicamente lessem, estudassem ou examinassem as escrituras. Apegar-se à barra de ferro significa impulsos ocasionais de estudo ou estudos irregulares.

Terceiro Grupo: este foi o grupo que trilhou o caminho com diligência, agarrando-se continuamente à barra de ferro, chegou e comeu do fruto, e não se deviou nem se perdeu. As pessoas que se agarram à palavra de Deus são aquelas que demonstram diligência e devoção a algo aparentemente pequeno e simples, são aquelas que conhecem o Senhor por meuio do estudo fiel das escrituras.
Se o Livro de Mórmon foi escrito para nós, então isso quer dizer que nós também fazemos parte desta maravilhosa visão de Leí. Ela mostra-nos o caminho da verdade, mas também nos mostra o caminho do mundo, representado pelo grande e espaçoso edificio.
Precisamos saber indentificar qual é a nossa posição no sonho de Leí. Onde estamos? A qual dos grupos pertencemos? Onde queremos chegar?
Ponderem sobre os vossos hábitos de estudo das escrituras. Isso vai-vos ajudar a saber quais são os desejos do vosso coração.

Sem comentários:

Enviar um comentário